ACE e CDL de Timóteo promovem reunião para discutir segurança no Distrito Industrial


A ACE e CDL de Timóteo promoveram, na terça-feira,11, uma reunião com a prefeitura, órgãos de segurança pública e empresários(FOTOS), a fim de buscar soluções para a melhoria da segurança no Distrito Industrial da cidade. O encontro partiu de uma demanda dos empresários do bairro, que reclamam da incidência de roubos e furtos na região, e contou com a presença do prefeito, Douglas Willkys, vice-prefeito, José Vespaziano, presidente da ACE e CDL de Timóteo, Heine Quintão, representantes das polícias Civil e Militar e do CONSEP.

O presidente do setor 7 do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP), Paulo de Souza, afirma que há um forte apelo não somente dos empresários, mas da população em geral, para maior atuação do poder público em ações preventivas, como poda de árvores, limpeza de passeios e melhoria da iluminação, para inibir a ação de criminosos. Ele citou como exemplo outros pontos da cidade, como o bairro Eldorado, que receberam intervenções da prefeitura, juntamente com ações de mobilização dos moradores, e viram os índices de criminalidade cair.

O Tenente Vitor Prado, do 58º Batalhão da PM, reforçou a necessidade de união dos empresários para o compartilhamento de informações sobre suspeitos e instalação de câmeras de segurança em suas empresas. Além disso, colocou a PM à disposição para a segurança do bairro e afirmou que, apesar das limitações de equipamento e pessoal, a PM fará o que estiver ao alcance para que população e empresários se sintam seguros, como a disponibilização de viaturas para a ronda no bairro e visitas periódicas a empresas para ouvir as necessidades. Além das câmeras de segurança, o Tenente propôs aos empresários a realização de reuniões de conscientização com a equipe, que podem contar com a presença das polícias Civil e Militar.

O Delegado da Polícia Civil, Jorge Caldeira, levantou a importância da corresponsabilidade sobre o tema de segurança pública, com maior participação da população, poder público e polícias, agindo em conjunto. Ele afirmou que, para a diminuição da criminalidade no Distrito Industrial, há a necessidade de maior engajamento dos empresários, além de ações pontuais das polícias e prefeitura. O Delegado também apresentou a redução de homicídios em Timóteo, de 29 em 2018 para 18 em 2019, e afirmou que um dos fatores da redução é a participação da população.

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, frisou a ampliação dos convênios da prefeitura com as polícias e falou sobre a reforma e avanço da tecnologia de iluminação pública que, além de melhorias na segurança, diminui os gastos da prefeitura, fazendo com que a verba seja investida em outras demandas da cidade. Ele informou que a troca das lâmpadas está sendo realizada de maneira gradativa, de acordo com avaliações do corpo técnico da prefeitura e Cemig. Quanto à poda das árvores e limpeza de passeios, o cronograma foi impactado pelas fortes chuvas na cidade, que obrigaram a equipe de obras a se deslocarem para as áreas atingidas. Em breve a situação será normalizada e os serviços serão realizados no Distrito Industrial e demais bairros.

O presidente da ACE e CDL de Timóteo, Heine Quintão, colocou as entidades à disposição de empresários e poder público para mediar encontros semelhantes a esse e contribuir para que sejam encontradas soluções que levem segurança e infraestrutura para o Distrito Industrial e demais áreas empresariais da cidade. Ele apresentou como exemplo o Centro Norte da cidade que, após conversas entre empresários, ACE e CDL, prefeitura e polícias, passou por um processo de melhorias a fim de inibir ações criminosas. Outra reunião foi marcada para o próximo mês, a fim de mostrar os avanços colocados em prática a partir das conversas iniciadas neste encontro