Fundação Aperam Acesita e Hibridus Dança mantém  atividades culturais no mês de junho


A Fundação Aperam Acesita segue com suas atividades culturais de forma virtual com novidades nas aulas do Coral Infantojuvenil Aperam e espetáculos realizados quinzenalmente via Youtube, em parceria com o Hibridus, por meio do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi), que tem o patrocínio da Aperam por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

No próximo domingo (20), às 16h, nos canais do Youtube @AperamnoBrasil e @hibridusdanca, será a vez da criançada juntamente com a família conferir o espetáculo Histórias da Arca, da artista Ana Couttinho, de Belo Horizonte.

“O que acontece numa casa muito engraçada quando a família sai para passear? Como juntar as canções do poeta Vinicius de Moraes em um enredo que acolha, envolva e divirta crianças e adultos?”, segundo  Ana Couttinho, o espetáculo responde a essa pergunta e pode ser definido como “a mágica de combinar textos, canções e poesia buscando transportar o coração do público a lugares de afeto”. Segundo ela, a peça valoriza as cores, a musicalidade, privilegiando um tempo de nostalgia para os mais velhos e encantamento para a meninada.

Em 2001, ao substituir uma profissional de sua equipe do projeto Caravana Poética que passou mal, Couttinho encarou de improviso o desafio. “Diante de trezentas crianças, busquei a memória afetiva, emendei uma história inventada ali mesmo a alguns poemas e canções da Arca de Noé. Assim, surgiram as sessões de Histórias da Arca que, em 2005, se transformaram no meu primeiro álbum infantil, o quarto de minha carreira”.

A cantora Ana Couttinho, antes da pandemia, levava às escolas sessões das Histórias da Arca, em intervenções divertidas e lúdicas. Hoje a artista se reinventa no virtual, com Histórias Cantadas, um trabalho inspirado na obra Arca de Noé, de Vinícius de Moraes. Canções como O Pato, A Casa, As Abelhas e A Porta, entre outras, aparecem costuradas por histórias de Ana Couttinho e que integram o CD Histórias Cantadas da Arca de Noé, volume 1. Yoga incorporado ao canto coral

Na última quarta-feira (16), os alunos do Coral Infantojuvenil Aperam participaram da oficina Yoga e a Conexão Corpo e Voz, ministrada pela professora de Yoga, Renata Borges. A iniciativa integra uma série de atividades que tem sido desenvolvida com alunos de forma virtual e que inclui frentes diversas do trabalho com os coralistas.

“Para uma boa performance vocal é necessário  técnica, concentração, consciência corporal, um equilíbrio entre o corpo e a mente. Como praticante  há 5 anos, observo que  o Yoga nos oferece ferramentas para o aprimoramento das habilidades exigidas no Canto Coral, como  postura, respiração, emissão, articulação e ressonância”, pontua a maestrina Josiane Drumond.

Ainda de acordo com Josiane, “desde que assumi a Regência do Coral Infantojuvenil Aperam  utilizo os exercícios respiratórios (pranayamas) e algumas posturas (ásanas), também como estímulo para melhorar o foco, a atenção, o equilíbrio e a confiança dos coralistas”, conta.

Renata Borges, professora que aplicou as atividades juntamente com a maestrina, destacou ainda que “o Yoga é uma expressão, uma prática, que atua na consciência corporal,  então, se um coralista desenvolve essa consciência, ela vai cantar melhor, se expressar melhor vocalmente”, arremata Renata.


Em parceria com o Conselho da Criança, Fundação Aperam Acesita inicia projeto de R$400 mil em escolas públicas de Timóteo, o Atletas Cidadãos

A Fundação Aperam Acesita, com recursos captados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, por meio do Fundo da Infância e Adolescência de Timóteo via Edital Fundos da Infância e Adolescência – FIA 2019 do Itaú Social, dá início ao Projeto Atletas Cidadãos. A iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar o ensino, envolvendo alunos e professores num método de ensino personalizado. Por meio de uma plataforma educacional, serão ampliadas as práticas pedagógicas, através do desenvolvimento de competências e habilidades, fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Matrizes de Referência da Prova Brasil/SAEB, utilizando animações, aulas multimídia interativas, simulações e games, como forma de garantir uma aula dinâmica e atrativa.

“Essa iniciativa é mais uma forma da Fundação Aperam Acesita assegurar sua contribuição efetiva com a melhoria do processo contínuo de educação nas áreas de influência da Aperam. O Atletas Cidadãos se fundamenta no Art. 4o do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), que garante como um dos direitos fundamentais o acesso à educação, juntamente a outros, não menos importantes como à vida, à saúde e a alimentação”, sublinha o Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

O Atletas Cidadãos irá atender 600 alunos, na faixa etária de 11 a 14 anos, de duas escolas municipais de Timóteo (E.M. Limoeiro e Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo – IMETT), do sexto ao nono ano. O projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Timóteo.

A proposta ainda contribui para transformar a maneira como se desenvolvem os processos do ensino e da aprendizagem, articulando e inovando metodologias entre professores e alunos, promovendo a aprendizagem colaborativa no ambiente digital.

A diretora da Escola Municipal do Limoeiro, Sandra Teresinha Pimenta, que se dedica há 25 anos à profissão de educadora, destaca que “este projeto possibilitará aos nossos educandos a prática de um ensino diferenciado e atraente com acesso à tecnologia até então muito limitada na comunidade”.

A proposta é que seja disponibilizado uma Sala de Informática Móvel para cada instituição de ensino a ser contemplada pelo projeto, a qual será composta por tablets que serão disponibilizados aos alunos dentro de sala de aula. Nesses equipamentos será instalado uma plataforma educacional, para que o professor, juntamente com um profissional do projeto, possa desenvolver questões de Língua Portuguesa e Matemática, de forma a contribuir com a inovação para transformação e evolução da aprendizagem dos alunos.

Ana Paula Correa de Araújo, graduada em História, é diretora e professora da rede pública no município de Timóteo e Coronel Fabriciano. Há 18 anos Ana atua como educadora, passando por diversos segmentos da Educação Básica. “A conjuntura atual nos trouxe a necessidade de reinventar possibilidades, como a de aliar a tecnologia à educação. Através do projeto Atletas Cidadãos acreditamos que os nossos alunos, mediados pelos professores, terão a oportunidade de ter acesso a metodologias interativas e atrativas, que proporcionarão um aprendizado significativo”, pontua Ana, que é diretora do IMETT.

Itaú Social

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada na formação de profissionais da educação e no fortalecimento de organizações da sociedade civil.