Aumenta o número de associados que faltam às consultas médicas


A ausência dos associados às consultas médicas é um problema que atinge toda a estrutura de atendimento da AAPI. As faltas não justificadas complicam a rotina e o fluxo de trabalho na sede, unidades de saúde, causando aborrecimentos a outros pacientes, e prejuízos financeiros à Associação.

Ao contrário das outras campanhas de conscientização anteriores, o foco agora é outro. Com o objetivo de valorizar as pessoas atentas aos compromissos agendados, e consequentemente criar um ambiente de motivação para a diminuição da fila de atendimento, a diretoria da AAPI criou a campanha “Eu não falto”.

A presidências, em consenso com os membros da Executiva, confirmou o estudo para a possibilidade de criação de uma taxa a ser cobrada pelo não comparecimento às consultas médicas. Estima-se que o prejuízo com as faltas não justificadas, gira em torno de R$100 mil por mês. As consultas são gratuitas para os associados, mas a AAPI paga aos médicos.

Os números

Somente no mês de janeiro, 2.089 pessoas faltaram às consultas médicas. Em fevereiro foram 2.030 contra 2.348 ausências no mês de março, o maior índice do ano até aqui. No mês de abril foram 2.026 consultas perdidas, além de outras 2.608 faltas até o dia 31 de maio (13%), data do relatório apresentado pela diretoria de saúde.