Alunas do curso de Operadora Siderúrgica participam de roda de conversa com colaboradora Aperam


As alunas do curso  Operadora Siderúrgica Soldadora, do Instituto Inox, participaram nesta semana de uma roda de conversa com a colaboradora da Aperam South America, Carine Maia, que atua há 25 anos na Aperam. A atividade integra o cronograma de capacitação que tem como objetivo ampliar as oportunidades para mulheres no mercado de trabalho industrial.

“Esse foi o primeiro entre outros encontros que irão acontecer durante a qualificação profissional. Nosso foco por meio das conversas é gerar proximidade e troca de conhecimento entre as alunas com pessoas que atuam na área. Apresentar os processos de forma mais próxima da realidade por meio dos profissionais que trabalham na Aperam”, observa o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

Na noite da última segunda-feira (18), as alunas receberam a visita da gerente de especificação e qualidade, na área da Metalurgia Integrada, Carine Maia.

“Ingressei em um curso do Senai  aos 17 anos. Participei de uma das primeiras turmas em Timóteo que destinava uma porcentagem das vagas para mulheres. A partir do curso consegui um estágio, onde surgiu uma vaga para efetivar mulheres que tinham interesse em trabalhar em regime de turno”, relata Carine.

De acordo com a gerente, não era comum mulheres trabalharem nessa escala, na qual Carine se manteve durante cinco anos, sendo uma das primeiras mulheres a atuar na parte operacional da Aperam, antiga Acesita.

Hoje, Carine participa do Programa Inclusão com Diversidade da empresa, sendo líder do grupo de afinidade de gênero. “Quando ingressei na empresa senti que nos foi dada uma missão  de  abrir caminho para mais mulheres. Em oportunidades como essa, de troca, me sinto muito honrada em compartilhar um pouco da minha jornada e também apresentar para as pessoas a cultura Aperam, fundamentada na promoção da saúde, segurança, cultura da diversidade, respeito e inclusão”, enumera Carine.

A Fundação Aperam Acesita, por meio do Instituto do Inox, abre no mês de agosto uma segunda turma de qualificação profissional do curso de solda. “ O Instituto do Inox nasceu com o objetivo de promover a geração de trabalho e renda, por meio da qualificação profissional e incentivo à geração de novos negócios. Agora, além da capacitação, buscamos ampliar a diversidade no segmento”, arremata Venilson.