AAPI inaugura usinas solares


Para marcar o primeiro ano da atual gestão, a diretoria da AAPI consolida os investimentos em energia renovável, um marco para garantir sustentabilidade com geração de energia limpa. No mês de maio será inaugurada a usina de energia solar da Associação, localizada no estacionamento do Recanto dos Pioneiros, no Complexo Turístico de Guriri em São Mateus/ES.

O sistema gerador fotovotaico, com potência de 122,9 KWp (medida de produção de energia de um módulo votovoltaico), foi instalado no estacionamento do Complexo e na cobertura do 3º Bloco de apartamentos. A AAPI investiu R$445 mil para gerar 13 mil KWh/mês, com expectativa do retorno de investimento para os próximos quatro anos.

Estrutura

A geração de energia solar na AAPI é uma realidade na sede administrativa (Imbaúbas), na Unidade IV (Cidade Nobre) e no Clube dos Pioneiros (Bom Retiro). A utilização de uma matriz energética limpa, onde a captação de energia é feita pela luz do sol, permite seu emprego de forma abundante e renovável, sem afetar o meio ambiente.

A AAPI terá energia solar para aquecimento de água, eletricidade em tomadas e aparelhos eletrônicos, ampliação do atendimento noturno, iluminação do campo, piscina de hidroginástica, e para a modernização da área de lazer do Clube, dentre outras situações.

Para o presidente da Associação, Joaquim Cândido Ferreira, a geração da própria energia elétrica é uma “grande conquista”, não só do ponto de vista financeiro como também ambiental.