Instituto Cenibra: parceria que dá frutos


O Instituto Cenibra firmou parceria com a Associados e Presidente da Associação de Pedra Redonda e Prefeitura Municipal de Coroaci para construção de Galpão para a Fábrica de Polpa de Frutas no município.

A parceria contempla 12 famílias no processo de beneficiamento de frutas para Polpa e cerca de 40 famílias no fornecimento das frutas para o processo. Trata-se de uma iniciativa que gera trabalho e renda para as famílias, promovendo a diversificação de atividades e abertura de novos mercados regionais, garantindo melhoria de qualidade de vida dos agricultores familiares. Em 2009, o Instituto deu início à parceria com fornecimento de mudas de espécies frutíferas para formação de pomares.

Encontro Marcado com Fernando Sabino chega a Ferros

O projeto  Encontro Marcado com Fernando Sabino – MG já iniciou suas atividades em 2018 nas cidades de Cantagalo, Peçanha, Bela Vista de Minas, São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Dias e Catas Altas, patrocinado pela Cenibra e realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agora ele chega a Ferros.

O projeto levará às escolas municipais e privadas atividades sócio educativas e culturais. O projeto começa com a realização de oficinas, onde os alunos desenvolvem diversas atividades culturais inspiradas e adaptadas da obra do renomado escritor mineiro e termina com uma exposição gratuita e aberta ao público em geral, sobre a vida e obra do autor. O Projeto foi criado em 2005 com o objetivo de desenvolver eventos culturais em torno da memória do autor. Como desenvolvimento natural, a área de atuação do projeto foi ampliada, incorporando uma agenda de atividades pedagógicas e projetos de sustentabilidade em escolas da rede pública em São Paulo, Rio de Janeiro e principalmente em Minas Gerais. Em 10 anos de atividade o projeto já esteve presente em torno de 60 municípios, envolvendo cerca de 800 mil alunos. Durante cinco meses, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos, em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Logo após esta fase é montada uma exposição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, onde se juntam os trabalhos e as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula.

Esta metodologia cria um grande envolvimento dos participantes – pedagogos, alunos e suas famílias – e mobiliza a comunidade, disseminando a mensagem de incentivo à leitura, promovendo a interação em grupo, identificando vocações e reforçando a auto estima das crianças. Os alunos terão acesso a livros, crônicas, contos, filmes de ficção, curtas, longas metragem e documentários dirigidos pelo escritor. O projeto doará para as cidades coleções de livros e filmes, para instituições públicas e distribuirá um exemplar de revista, com obra do escritor, para todo o aluno participante.

Instituto recebe visita de parceiros e doa sementes para cultivo

Na quinta-feira,09, o Instituto Cenibra recebeu a visita de representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais e dos Trabalhadores rurais do Projeto de Parceria Agrícola do Instituto em Boa Vista (município de Virginópolis – distrito de Bom Jesus da Boa Vista). A iniciativa contempla 30 famílias, em área de 11 hectares, com produção de milho e feijão. Durante a visita, os participantes assistiram a uma apresentação do Investimento Social Corporativo da CENIBRA, as ações do Instituto Cenibra, as iniciativas de prevenção e combate a incêndios florestais, bem como estratégias de desenvolvimento no campo, via parceria agrícola. Por meio de contratos de parceria com os municípios e sindicatos de trabalhadores rurais, a Cenibra disponibiliza áreas de cultivo aos pequenos produtores. A orientação técnica é feita pela Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER). Atualmente, o Instituto Cenibra mantém áreas em seis municípios (Belo Oriente, Caratinga, Coluna, Ipaba, Santana do Paraíso e Virginópolis). São cerca de 290 hectares que beneficiam aproximadamente 390 famílias através do plantio de hortaliças, milho, leguminosas e feijão. A Cenibra realiza a cessão de área da empresa com o objetivo de gerar alternativas de trabalho a produtores rurais e consequentemente a fixação do homem no campo, além de contribuir para requerimento da aposentadoria.