Vagão Cultural da Vale parte na sexta


Evento objetiva divulgar o Vale do Aço como destino turístico

Em uma de suas composições, Chico Buarque pergunta à felicidade em que vagão de trem ela viajará. Brincando com esse verso, a produtora cultural, Leila Cunha, anuncia que a felicidade embarcará no próximo Vagão Cultural da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que o Projeto Turismo no Vale realiza na sexta-feira,17 e no sábado,18.

O Vagão, de acordo com a produtora cultural, vem apresentar o Vale do Aço como destino turístico de aventura, fotográfico, negócios, eventos, rural, ecológico e cultural. “Vamos apresentar aos passageiros da Vale a nossa região rica por suas belezas naturais, por seus patrimônios históricos, por sua cultura, sua arte, suas tradições e sua capacidade de gerar emprego e renda”.

Também é  propósito do Vagão Cultural divulgar e comercializar os produtos e serviços associados ao turismo regional, “uma forma de valorizar o que é produzido na região”, sublinha Leila Cunha.

No Vagão, serão expostos artesanatos produzidos nas 12 cidades que são associadas ao Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas. Serão apresentadas também quitandas e outras mercadorias produzidas por empreendimentos  que participam do Projeto Turismo no Vale.

O Vagão Cultural divulgará ainda ações como turismo de aventura; Vamos Passarinhar no Vale do Aço?, projeto de observação de pássaros; e eventos gastronômicos, como a Feira do Doce, de degustação e venda de doces tradicionais, artesanais, de festa, além de sobremesas e outras guloseimas; a Rota de Sabores, focado na divulgação da culinária fabricianense,  e o Ipatinga Gourmet, dedicado à valorização de pratos da alta gastronomia assinados por chefs de cozinha regionais e à promoção da cultura regional, por meio da divulgação de músicos e artesãos do Vale do Aço.

Outro atrativo do Vagão será uma instalação composta por monóculos com fotografias das cidades que integram o Circuito. A proposta é valorizar os cartões postais dos municípios e os antigos processos de produção fotográfica. Além do mais, no passado, os monóculos foram largamente usados como souvenir, em viagens turísticas, para registrar momentos em família, com amigos. Essa associação também motiva a realização da mostra.

A exposição será acompanhada de textos descritivos sobre os atrativos turísticos de cada município, “uma forma de dizer às pessoas que trem bom mesmo é conhecer a nossa região”, brinca Leila Cunha.

ITINERÁRIO

O Vagão Cultural sairá da Estação de Cariacica com destino a Belo Horizonte e, no retorno, fará o mesmo percurso.

“Ainda com o pé na poesia, como diz um verso de Adélia Prado, “o trem-de-ferro atravessou a minha vida, virou só sentimento”. Essa é a proposta do Vagão Cultural, despertar bons sentimentos em relação ao Vale do Aço, motivar as pessoas a conhecer a região”.

O Vagão Cultural, que leva a assinatura da Fino Trato como produtora, é uma realização do Projeto Turismo no Vale, com apoio da Vale, Sebrae, Circuito Mata Atlântica de Minas e Instituto Cultural Usiminas.