Educação em museus é tema da “Semana da Primavera”


Legenda: Atividades da “Primavera dos Museus” serão realizadas na Estação Memória, no Centro de Ipatinga

O objetivo da programação é tornar as crianças futuras
frequentadoras de museus

Esta programado para os dias 17 e 21 de setembro, em todo Brasil, a Primavera dos Museus. Em Ipatinga, a semana será celebrada no Museu Histórico da Estação Memória, no Centro da cidade, com várias atividades alusivas ao tema: “Celebrando a educação em museus”. As ações são realizadas pelas Secretarias Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) e de Educação.
O Instituto Brasileiro de Museus lança o tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou instituições culturais. A temática deste ano é embasada no Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado em junho deste ano. A publicação visa nortear gestores, educadores e interessados na prática da educação museal.
Os museus são espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia em todos os cantos.
O diretor de Cultura da Prefeitura de Ipatinga, Francisco Neto, explica que a ideia é levar a educação aos museus existentes no município. “Nós temos dois museus, o científico, que fica no Parque Ipanema e a Estação Memória. A intenção é levar as crianças a estes espaços para que elas se tornem futuras frequentadoras de museus”, disse.
Programação
A programação consiste em várias atividades, entre elas a indicação de uma escola que já trabalha o contexto de arte. A escolha será feita pela Secretaria Municipal de Educação. Na  segunda-feira,17, a instituição escolhida fará a montagem de uma exposição na Estação Memória para a abertura que acontece na terça-feira,18, às 10h.
Na quarta-feira (19), de 14h às 17h, está programada uma oficina de Teatro “Museu da Pessoa” com o professor de Artes Cênicas, Thiago Vaz. A “Semana da Primavera” se encerra na sexta-feira (21) com a palestra “Celebrando a Educação em Museus” com Camila Kézia, Mestre em História pela Universidade de Ouro Preto (UFOP).