Festival de Música e Dança encerra olimpíada ipatinguense


Olicei 2018 envolveu cerca de 7.000 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Escola Canuta Rosa é o maior destaque nos três módulos de disputa dos JEI –
A edição 2018 da Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei), evento retomado pelo atual governo do município após quase três décadas, foi encerrada em grande estilo, na quarta-feira,24, com o Festival de Dança e Música realizado no Teatro do Centro Cultural Usiminas. As apresentações ficaram por conta de17 escolas das redes municipal, estadual e particular. Em cada trabalho, os estudantes abordaram a história de Ipatinga,explorando o tema “Valorização e Cidadania”. Algumas canções apresentadas são de autoria dos próprios alunos. Em outras, foram
feitas releituras de músicas brasileiras envolvendo o tema proposto.
O teatro ficou lotado. Centenas de estudantes, pais e amigos foram prestigiar as apresentações. Ao final de cada uma delas, vibrações
positivas e muitos aplausos. E foi no ritmo do reggae que as alunas Julia Silveira de Aguiar e Nicole Martins Medeiros de Oliveira, da Escola Municipal Padre Bertollo, do bairro Cidade Nobre, embalaram a música “Cidade Linda”, fazendo menção à trajetória ela é muito rica em nossa cidade”, disse Julia. “Quando recebemos o convite para compor, pesquisamos e achamos um ritmo que se adaptasse melhor à letra, que contagiasse o público, e acho que deu certo”, acrescentou Nicole.
Os números de dança também mexeram muito com a plateia. Asperformances apresentadas fizeram o público levantar, dançar a aplaudir. Seis escolas participaram do Festival de Dança, ao somde vários ritmos brasileiros e clássicos.

Júri e vencedores
Em cada categoria, os espetáculos foram avaliados por uma banca de cinco jurados. Uma equipe composta por professores e músicos
julgou no Festival de Dança os critérios de execução, sincronismo, variações de formação, exploração do espaço, criatividade e coerência. Já na música foram analisados quesitos como composição, execução vocal e instrumental e harmonia. Em todasas avaliações as escolas participantes receberam notas de 0 a 10.
Houve muito suspense no momento do anúncio dos vencedores. Na competição musical, levou o 3º lugar a Escola Municipal Padre Cícero, do Areal, com 45,09 pontos. O 2º lugar ficou com a Escola Municipal Levindo Mariano, do Bom Jardim, com 46,85 pontos, e quem levou o primeiríssimo lugar foi a Escola Municipal João Reis de Souza, do Limoeiro, com 47,95.
A E. M. Levindo Mariano também se destacou no Festival de Dança, vencendo a competição com 22,2 pontos, e o mesmo aconteceu com a E. M. João Reis, a segunda colocada com 21,3 pontos. A terceira posição ficou com a Escola Educação Criativa, com 18,3 pontos.
As escolas foram premiadas com medalhas e troféus. “É muito gratificante ver o esforço dos alunos para participarem dos festivais.
As apresentações foram lindas, compreenderam o tema proposto e as execuções foram perfeitas”, avaliou a secretária municipal de
Educação, Eva Sônia.
Olicei 2018
A Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei 2018) foi retomada na gestão do prefeito Nardyello Rocha após 28 anos.
Foram quase três meses de disputas em esportes coletivos eindividuais, além das apresentações artísticas e o Festival Psicomotor. De acordo com a Administração municipal, participaram cerca de 7.000 estudantes, representando 40 escolas de todas as redes de ensino do município.
Foram disputas nas modalidades de futsal, handebol, câmbio categoria A, voleibol categorias A e B, atletismo olímpico, atletismo
paralímpico, basquete, xadrez e damas. Somente da Mostra Cultural e Festival Psicomotor participaram cerca de 4.000 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal.
Jogos Escolares
As premiações das escolas campeãs dos Jogos Escolares de Ipatinga (JEI) – um dos braços da Olicei – foram feitas na noite de quarta-feira,24, após as apresentações do Festival de Dança e Música, no teatro do Centro Cultural Usiminas. Entre todos os educandários, o maior número de pontos foi computado pela escola Canuta Rosa de Oliveira, do bairro Cidade Nobre. Os vencedores receberam medalhas e troféus das mãos do prefeito
Nardyello Rocha; do presidente da Câmara de Ipatinga, Jadson Heleno, e da secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues Silva.
O prefeito parabenizou todos os envolvidos na Olicei – professores, pais e alunos. E lembrou que mais importante que ganhar os primeiros lugares é a compreensão sobre o significado da participação. “Nenhum aluno foi derrotado. Todos foram vitoriosos e passaram a marcar época na cidade de Ipatinga. Quando determinamos que fosse retomada a Olicei este ano, encontrei com vários amigos que disseram ter participado há 28 anos, e esses
alunos de hoje irão levar essa mesma marca. No ano que vem,teremos de novo. Então, parabéns aos alunos, aos professores e a todas as secretarias que trabalharam no evento. Mas a festa foi dos alunos e da cidade de Ipatinga”, elogiou.
As campeãs
A disputa dos JEI foi realizada por módulos, nas categorias masculina e feminina, levando em conta faixas etárias. No chamado bloco A, competiram estudantes de 13 e 14 anos; no B, alunos de 15 a 17, e no C, acima de 17 anos de idade. Assim é que a escola que somou maior pontuação nas modalidades individuais e coletivas nos módulos A, B e C foi a Canuta Rosa de Oliveira Barbosa. Confira as escolas campeãs por módulo:

FEMININO

MÓDULO ESCOLA CLASSIFICAÇÃO
Módulo A Fem E. M. Carlos Drummond de Andrade Campeã
Módulo A Fem Colégio Tiradentes da Polícia Militar Vice-campeã
Módulo A Fem E. E. Canuta Rosa Oliveira Barbosa Terceira colocada

MÓDULO ESCOLA CLASSIFICAÇÃO
Módulo B Fem E. M. Carlos Drummond de Andrade Campeã
Módulo B Fem E. M. Padre Bertollo Vice-campeã
Módulo B Fem E. M. Nelcina Rosa de Jesus Terceira colocada
MÓDULO ESCOLA CLASSIFICAÇÃO
Módulo C Fem E. E. João XXIII Campeã
Módulo C Fem E. E. Canuta Rosa Oliveira Barbosa Vice-campeã
Módulo C Fem E. E. Nilza Luzia Butta Terceira colocada

MASCULINO

MÓDULO ESCOLA CLASSIFICAÇÃO
Módulo A Masc E. M. Artur Bernardes Campeã
Módulo A Masc E. M. Deolinda Tavares Lamego Vice-campeã
Módulo A Masc E. M. Nelcina Rosa de Jesus Terceira colocada
MÓDULO ESCOLA CLASSIFICAÇÃO
Módulo B Masc E. M. Carlos Drummond de Andrade Campeã
Módulo B Masc E. M. Artur Bernardes Vice-campeã
Módulo B Masc E. M. Vilma de Farias Terceira colocada

MÓDULO ESCOLA CLASSIFICAÇÃO
Módulo C Masc E. E. Canuta Rosa Oliveira Barbosa Campeã
Módulo C Masc E. E. Laura Xavier Santana Vice-campeã
Módulo C Masc E. M. Carlos Drummond de Andrade Terceira colocada

GRANDE CAMPEÃ

Escola Estadual Canuta Rosa de Oliveira Barbosa