Praça da Bíblia está pronta para comemorações do aniversário de 70 anos de Fabriciano


A Praça da Bíblia(F0T0), no Melo Viana, já está preparada para a programação especial do aniversário de 70 anos de emancipação político-administrativa do município de Coronel Fabriciano. O evento, com momento solene e shows musicais, será nesta sábado, 19, a partir das 17h. O palco que irá receber os shows da banca Auê e Leslie Laurie tem 10 x 8 metros e já está montado.

Haverá praça de alimentação com 18 barracas e food trucks, área de artesanatos (Arte Minas Fabriciano) e da agricultura familiar; espaço kids; exposição de carros antigos e Bicicletas e tendas com prestação de serviços e informações para a comunidade sobre os programas municipais, como o Mexa-se, Cozinha Comunitária, Jogue Limpo e Morar Legal. Haverá apresentação folclórica, com a Marujada e Batuque do Cocais, ambos são patrimônios registrados pela cidade.

Marca registrada dos eventos da cidade, o local contará com rampas de acessibilidade, mesas e cadeiras reservadas para pessoas com mobilidade reduzida e banheiros químicos adaptados. No momento solene serão entregues homenagens aos pioneiros da historia da cidade e a apresentação do selo comemorativo.

 administração municipal sempre priorizou a segurança e acessibilidade nos eventos institucionais, uma forma de oportunizar a participação de todos, da criança ao idoso e/ou pessoa com deficiência. A administração municipal também sempre teve a preocupação de garantir infraestrutura adequada e toda a orientação necessária para quem vai trabalhar com vendas no local.

A Polícia Militar já montou um esquema de segurança para o evento, que contará ainda com brigadistas treinados da Prefeitura, suporte do Corpo de Bombeiros e ambulância da Secretaria de Governança da Saúde no local. A programação de Aniversário da cidade é uma realização da Prefeitura, por meio das Secretarias de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura e da Cidadania do Futuro, e conta com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Paróquia de São Sebastião, Vale do Aço Destino Turístico, Correios e empresários da cidade.

 BOLO E HOMENAGENS

Como manda a tradição, a festa terá bolo de aniversário. Mas desta vez, com algumas inovações: O bolo que será servido para a população já estará embalado em pedaços individuais. O bolo “do parabéns” será simbólico e servirá de tela para uma artista local fazer a releitura de pontos turísticos e patrimônios da cidade pintados em aquarela.

Já o ‘bolo fake’, com sete andares, será ilustrado e assinado pela arquiteta e artista fabricianese Sãmela Moreira.

No sábado também será apresentado e obliterado o Selo Comemorativo, alusivo à data.  “Trata-se de um selo especial, com imagem da cidade, e um carimbo, produzidos especialmente para a data festiva e que serão usados nas correspondências postadas nas agências dos Correios de Fabriciano durante o ano de 2019. É uma forma de contar um pouco da história da cidade, divulga-la e, como fabricianense, sinto orgulho em poder fazer parte”, explica o coordenador de Negócios dos Correios, Djalma Pereira.

Além do Selo Comemorativo, a “cidade mãe” do Vale do Aço, será presenteada com uma música composta pelo pioneiro, Clodomiro de Jesus – Sr. Miro. A música será apresentada a população, com arranjo feito pela banda da Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora, primeiro grupo musical organizado no Vale do Aço, fundado em 1944, sempre presente nos eventos cívicos e religiosos da cidade. A Banda Nossa Senhora Auxiliadora também tocará o hino nacional.  Outra banda que fará parte desta festa é a Banda Marcial, cantando o “parabéns”. A Banda Marcial iniciou sua formação em 2017, em parceria com a Casa de Artes e Inclusão Social – CIAS e, é composta por cerca de 70 jovens atendidos no CAIS.

TRÂNSITO E LIMPEZA

Os preparativos da festa também envolvem a organização do trânsito que será parcialmente alterado. No sábado, 19, a partir das 14h, o cruzamento da Avenida Magalhães Pinto com a Rua Maria de Lourdes de Jesus será interditado. O fluxo para veículos ficará interrompido até às 23h (previsão do término da festa). O desvio será pela Avenida Geraldo Inácio. Os agentes de trânsito estarão presentes no dia do evento para orientar os motoristas.

A Vina, concessionária do serviço de limpeza, também começou um trabalho de varrição, pintura de meio fio e poda de árvores do local da festa e nas ruas do entorno da Praça da Bíblia. No local, haverá tambores com capacidade de 200 litros cada, são devidamente identificados (plástico, metal, papel e vidro) para facilitar a destinação correta do lixo reciclável que será destinado a Associação Nova Vida.