Última semana da Iluminação de Natal no Parque Ipanema


created by dji camera

FOTO – As 90 mil microlâmpadas brancas e 10.200 luminárias
coloridas serão catalogadas e armazenadas
O público de Ipatinga tem até a noite de domingo (3) para aproveita iluminação especial e a decoração de Natal no Parque Ipanema A partir da próxima segunda-feira,04 as lâmpadas das 62 árvores que iluminam o espaço de lazer desde o mês de dezembro serão retiradas. A inédita iluminação natalina foi um sucesso no Parque Ipanema, atraindo um grande público ao local durante todo este período.
Tradicionalmente, entre as famílias católicas, se retira a decoração de Natal no dia 6 de Janeiro, que é o “Dia de Reis”, quando Jesus recebeu a visita dos três Reis Magos guiados pela estrela. Como, conforme a Bíblia, nesta mesma data, anos depois, Jesus foi batizado por João Batista, tal dia representa a passagem de Cristo como pregador e salvador. Assim não faria mais sentido anunciarsua chegada com símbolos como a estrela e as luzes.
Embora reconheça a tradição, o prefeito Nardyello Rocha decidiu ampliar o período da iluminação natalina para que as pessoas pudessem aproveitar o período de férias e ir ao Parque para curtir o espaço com a família e fazer suas filmagens e fotografias no local.
“Sabemos que muitos não viajaram, e também a cidade recebe muita gente nas férias. Então, quisemos dar este presente aos nossos munícipes e aqueles que passam por aqui. Lembrando que no próximo domingo ainda teremos as luzes de natal, mas na segunda-feira, pela manhã, a empresa responsável pela iluminação começa o processo de retirada”, disse o prefeito. Além da iluminação de natal, o presépio de aço, os três reis magos, os anjos e as renas do bom velhinho, também serão retirados e guardados; a casinha do Papai Noel será desmontada a partir da próxima
segunda-feira.
Público
O Parque Ipanema atraiu no período de Natal e férias de janeiro um público jamais notado antes na história da cidade. Nas redes sociais de muitos freqüentadores, as fotos com a iluminação de fundo enfeitam o feed de notícias dos internautas. A multidão que foi ao Parque Ipanema foi retratada em diversas fotografias postadas na internet. O prefeito Nardyello Rocha disse que em princípio pensava somente em manter a tradicional data de 6 de janeiro, mas diante dos inúmeros pedidos para prolongar a iluminação, resolveu estender o prazo para as férias de janeiro.
“Esperávamos que pelo menos 3 mil pessoas por dia pudessem comparecer ao Parque Ipanema. Mas essa expectativa superou o número de 10 mil pessoas de quarta até sexta, passou de 20 mil pessoas aos sábados e domingos de janeiro, e 5 mil pessoas nas segundas e terças-feiras. Nós montamos este coeficiente em cima
de pessoas que foram ao Parque Ipanema para explorar a imagem das lâmpadas e não o atleta ou praticante de esporte, que rotineiramente já frequentam o Parque. Foi algo nunca visto na história de Ipatinga”, frisou Nardyello Rocha.
Sem custo
As 90 mil microlâmpadas brancas e 10.200 luminárias coloridas, usadas para ornamentar o Parque Ipanema não representaram nenhum custo para o poder público. A ação foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Usiminas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o Instituto Usiminas. “O Sistema Usiminas foi um parceiro da Prefeitura de Ipatinga na colocação de toda a iluminação natalina no Parque e nos impulsionou a criar um Projeto de Lei de Incentivo à Cultura para que em dezembro deste ano nós possamos ter patrocínios de mais empresas e iluminar todo o Parque e outros três pontos comerciais de Ipatinga, ainda a serem definidos”, adiantou o prefeito.