Usipa completa 60 anos e está de cara nova


DCIM100MEDIA

Ipatinga- O ano era 1959, quando os diretores da siderúrgica Usiminas decidiram criar um clube para o lazer de seus colaboradores. O espaço escolhido, 400 mil m², localizado no bairro Horto, mais tarde fez com que o clube se tornasse um dos maiores do Vale do Aço em extensão e qualidade.

O nome Usipa é a junção de Usiminas + Ipatinga, uma verdadeira prova de união entre a empresa e o município que ali surgia. O clube se tornou sinal de seriedade, comprometimento, confiança, força e inúmeros valores positivos agregados ao longo de seus 60 anos de existência, muitas vezes provenientes do esporte.

Considerada um berço de talentos, a Usipa é reconhecida nacionalmente por formar atletas de várias modalidades esportivas, para competições de alto nível técnico. Um dos maiores exemplos sobre a qualidade esportiva da Usipa é a atleta e medalhista Olímpica, pelas Olimpíadas de Pequim 2008, Lucimar Moura.

E não para por aí. O clube tricolor ainda proporciona momentos de lazer aos seus colaboradores e da própria comunidade, vivenciados em suas dependências. Além disso, o Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) é o único zoológico do Estado que tem convênio com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), para receber, tratar e soltar animais. No Cebus também são realizados projetos de educação ambiental, como o PROGEA e o tão renomado Projeto Xerimbabo.

A nova cara usipense

A Associação Esportiva e Recreativa Usipa completa, no dia 23 de fevereiro, 60 anos de muitas histórias, atletas, negócios, ações ambientais e lazer. Pensando nisso, a marca foi modernizada, mas não perdeu a sua essência, tão pouco sua belíssima história. As cores da bandeira usipense, carregadas por gerações de avôs a netos, foram mantidas. Os círculos olímpicos, representantes do esporte, também foram mantidos, porém dentro de outra perspectiva. Os antigos círculos ganharam novos significados, remetendo também aos outros pilares da Usipa, como meio ambiente e a sua integração com o lazer.

Com a nova simbologia, numa perspectiva implícita, é trabalhada a ideia da copa de uma árvore, colocada por cima da letra “i” que representa tronco dessa árvore. Na nova marca, os círculos não se fecham, remetendo ao símbolo de infinito, apontando para uma constante evolução e um processo contínuo de melhoramento.

“Estamos atentos à necessidade de mudança e melhoria, não só na infraestrutura do clube, para melhor atender os sócios e visitantes, como também na modernização da nossa identidade visual. Essa nova marca simboliza o início de muitas coisas boas que estão por vir”, pontua o presidente da Usipa, Sanzio Figueiredo.

A mudança da marca é a primeira de uma série de ações a serem promovidas pelo clube, durante 2019, para comemorar os 60 anos de vida da Usipa.