EPISÓDIO DE VIOLÊNCIA EM ESCOLA MUNICIPAL DE IPATINGA – ESCLARECIMENTO PÚBLICO


Em função do preocupante episódio de violência envolvendo um aluno adolescente da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego, no bairro Bethânia, no fim da tarde de quinta-feira,21,, a Prefeitura Municipal de Ipatinga torna públicas as providências que já têm sido tomadas, nas mais diferentes esferas, para proteção e segurança de todos.
É importante ressaltar que o referido estudante, com idade de 14 anos e cursando o 6º ano do Ensino Fundamental, em turno vespertino, já protagonizou uma série de atitudes inconvenientes e temerárias no ambiente da escola e fora dela, sendo por isso mesmo nominado como autor em ocorrências policiais de natureza
diversa. Nos últimos 30 dias, a direção do educandário já havia acionado a Polícia Militar para atuar num caso recente de lesão corporal e tráfico de drogas.
1 – Diante de uma conjuntura que gera apreensão não apenas no município, mas em todo o país e no mundo, com frequentes registros de atentados dentro de escolas, a Administração Municipal já providenciou há algum tempo, e consolidará nos próximos dias, a implantação de vigilância armada nos estabelecimentos de ensino da rede; deve-se ressaltar, ainda, que 100% deles já são monitorados por avançado sistema eletrônico.
2 – Imediatamente após o fato desta última quinta-feira, a direção da escola Deolinda voltou a acionar a Polícia Militar para registro de boletim de ocorrência e tomou todas as providências necessárias para resguardar os demais alunos e funcionários.
3 – Cientificada de todos os problemas causados pelo estudante em questão e com base nos seus regimentos, a Secretaria Municipal de Educação já efetuou a suspensão do adolescente, demandando ao mesmo tempo a intervenção de autoridades da Vara da Infância e da Juventude na Comarca para providências judiciais.
4 – A partir da próxima segunda-feira,25, as atividades no educandário serão retomadas dentro dos padrões de normalidade, sendo que a vigilância será reforçada no horário de expediente.

5 – A Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã também acionou o apoio das autoridades policiais para maximizar as ações de proteção de todos.