Óculos de Realidade Virtual ajuda pacientes em hospital de Fabriciano


A utilização dos óculos virtuais(FOTO) tem se tornado um grande sucesso no Hospital Dr. José Maria Morais – HJMM, em Coronel Fabriciano. O VRMed, solução que utiliza óculos virtuais 3D, é resultado de uma parceria do HJMM com a empresa Rede de Cuidados de Saúde (RCS). Tem como objetivo principal proporcionar novas experiências aos pacientes, além de resultar em otimização de custos.

A prática foi implantada no HJMM em Novembro de 2018, e visa facilitar a realização dos procedimentos; de um simples repouso a um pós-cirúrgico, além de estimular a sensação de bem estar e conforto aos pacientes. Dessa forma, aumenta-se a percepção positiva sobre os serviços prestados pelo hospital.

O VRMed utiliza óculos de Realidade Virtual durante os mais diversos procedimentos, como aplicação de remédios, tratamento, internação, entre outros, como forma de “distrair” o paciente no ambiente hospitalar, seja adulto ou criança. O conteúdo apresentado é de acordo coma faixa etária de cada usuário, por exemplo, para crianças é possível apresentar conteúdos de animação infantil.

Já em operação em vários hospitais de Minas Gerais, a solução permite aplicar a tecnologia a favor da humanização do atendimento. Para a Diretora do HJMM, Kátia Barbalho, nos últimos 18 meses, o hospital tem buscado um atendimento humanizado e assim, tem agregado diversas tecnologias nos tratamentos. “Isso traz mais conforto para os pacientes do HJMM durante o tratamento. Neste novo formato de gestão, o paciente sempre está no centro de todas as ações”, ressaltou.

De acordo com dados do HJMM, o perfil dos pacientes que mais utilizam os óculos virtuais variam entre adultos em tratamento, punção, UTI ou coleta de sangue, e crianças em procedimento. Com uma experiência positiva, cerca de 90% dos pacientes se sentem confortáveis e menos ansiosos durante a espera. Além disso, 80% dos pacientes que fazem o uso desse método sentem menos dores, e aproveitam o processo da melhor forma possível.