Usiminas premia fornecedores de destaque


Parceria foi a palavra que marcou a edição 2019 do Encontro de Fornecedores da Usiminas(FOTO). O evento, realizado na sede da companhia em Belo Horizonte na terça-feir,16, teve como principal objetivo reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelos fornecedores ao longo de 2018.

Anfitrião do evento, o diretor corporativo de Suprimentos da Usiminas, Arnaldo Ortona, destacou a importância da relação sólida entre a empresa e os parceiros para a construção de resultados positivos para os dois lados. “Com bons parceiros, sabemos que podemos chegar mais longe, inovar, recomeçar e aprender novos conceitos para alcançarmos as metas que traçamos. É uma relação de ganho mútuo e também de muito trabalho e apoio para que seja possível seguir em um mesmo ritmo e em uma mesma trilha, criando valor para nossas empresas e para a sociedade”, avalia.

Segundo o diretor, Usiminas trabalha hoje com cerca de 4 mil fornecedores, muitos deles empresas instaladas nas localidades onde a companhia atua. “Queremos, cada vez mais, trabalhar de maneira conjunta com nossos fornecedores, para que possamos buscar inovação e gerar mais resultados e mais valor para a sociedade. Nesse sentido, eventos como o que realizamos hoje são fundamentais para a troca de experiência, alinhamento das expectativas e também para ouvirmos as sugestões que os parceiros trazem”, conta.

Para apoiar os parceiros na ampliação dos negócios, a Usiminas convidou o professor da Fundação Dom Cabral, Fabian Salum, para debater com os parceiros o cenário econômico e os desafios do país e da indústria do aço e apresentar o resultado de pesquisas que indicam onde estarão as novas oportunidades e como fornecedores podem ser mais competitivos na cadeia de valor.

Trabalho reconhecido

A edição 2019 do evento também celebrou o resgate do Prêmio Bienal de Fornecedores Usiminas. Este ano, houve premiações em cinco categorias, além do Fornecedor do Ano. O objetivo é reconhecer o empenho das empresas parceiras no cumprimento dos contratos e sua contribuição para os resultados gerais da Usiminas. Os premiados foram:

  • Excelência em Serviços Logísticos: EXPRESSO FIGUEIREDO LTDA
  • Excelência nas Entregas: EMBASIL EMBALAGENS SIDERÚRGICAS
  • Excelência em Matérias Primas: MINERAÇÃO BELOCAL LTDA
  • Excelência em Serviços/Capex: ENESA ENGENHARIA LTDA
  • Excelência em Inovação: UNIFRAX BRASIL LTDA
  • Fornecedor do Ano: MINERAÇÃO BELOCAL LTDA

“Como tradicionais fornecedores da Usiminas, nos sentimos orgulhosos com a premiação recebida. Isso fortalece, cada vez, nosso compromisso de melhor atendimento e prestação de serviços à companhia”, afirma José Geraldo Mendonça, gerente geral da Mineração Belocal, empresa eleita a Fornecedora do Ano.

 Em 2021, uma nova categoria será incluída, a Excelência em Segurança. A opção pela inclusão posterior ocorreu para que a premiação possa integrar o programa “Fornecedor Seguro”, lançado durante o evento. A iniciativa foi estruturada para apoiar as empresas parceiras a alcançarem patamares mais elevados de segurança, e integra, também, as ações que a Usiminas está desenvolvendo para a redução da ocorrência de acidentes em suas unidades, Cabe destacar que os índices de segurança calculados pela Usiminas incluem também empregados terceirizados.

“Segurança é, sem dúvida, uma grande vantagem competitiva e torna a empresa uma referência no mercado. A Usiminas Mecânica, por exemplo, é reconhecida pelo forte sistema de segurança e isso tem pesado positivamente na escolha da empresa para a execução de projetos diversos. Queremos estimular essa cultura entre os fornecedores da Usiminas para que alcancemos ganhos nessa área”, afirma Ortona.