Comissões parlamentares discutem tragégia em Brumadinho na segunda


Bombeiros trabalham no resgate de vítimas em Brumadinho

  A iniciativa tem como objetivo analisar os encaminhamentos e acertar direcionamentos conjuntos

Na  segunda-feira,03, se reúnem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, às 10h, deputados estaduais, deputados federais e senadores membros das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que investigam as causas e responsabilidades pelo crime da Vale em Brumadinho(FOTO) desde o rompimento da barragem do Córrego do Feijão.

De iniciativa da CPI da Câmara Federal, a ideia é a troca de experiências sobre o que já foi apurado até agora, analise dos encaminhamentos, além de acerto dos novos direcionamentos, para que não haja impunidade e o Caso Brumadinho não caia no esquecimento.

De acordo com o deputado federal e relator da CPI de Brumadinho na Câmara, Rogério Correia (PT-MG), há entre as três Casas a concordância e nítida compreensão que ocorreu um conluio entre as empresas Vale e Tüv Süd. “Foi emitido um laudo frágil de estabilidade da barragem do Córrego do Feijão e ainda assim não houve interrupção das atividades da mina que, desde 2017 já apontava problemas que foram agravados ao longo de 2018”, diz o parlamentar.

“É preciso que a responsabilização pelo crime se estenda aos executivos da Vale e Tüv Süd não se restringindo apenas às empresas de forma genérica”, afirma Correia.

A Câmara Federal já tem nove projetos aprovados pela Comissão Externa de Brumadinho que será incluído na pauta, provavelmente no início de junho, por meio de acordo feito com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.  Também, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais já aprovou no início do ano, um projeto sobre licenciamento ambiental que melhorou as condições para as atividades minerárias.