Hospital Dr. José Maria Morais completa dois anos de gestão de qualidade


Neste mês de julho, o Hospital Dr. José Maria Morais completa dois anos de funcionamento, prestando assistência médico-hospitalar de qualidade sob a gestão da administração municipal. Neste domingo, 07, às 18h30, o HJMM inicia as comemorações com um Luau de ação de Graças. O objetivo é lembrar os desafios enfrentados e as conquistas obtidas nestes dois anos. Durante toda a semana, haverá uma programação especial para a população; confira ao fim da matéria.

“Estamos batalhando muito para manter este hospital aberto, pois sabemos o quanto ele é necessário não só para o cidadão de Fabriciano, mas até mesmo para as pessoas das cidades vizinhas. Hoje a saúde de Coronel Fabriciano ainda tem muitos desafios por falta de repasse de verba por parte do Estado, mas estamos conseguindo dia após dia prestar um atendimento de qualidade e humanizado para a população. Só quem verdadeiramente usa a saúde de Fabriciano sabe o quanto já avançamos nestes dois anos e, estamos trabalhando para continuar sendo avaliada como a melhor saúde pública da região”, afirma o Prefeito Dr. Marcos Vinicius.

O HOSPITAL

Devido a constante instabilidade e ausência de repasses públicos por parte do Governo Estadual, o hospital, até então denominado São Camilo, funcionava sob ameaças de fechamento.  Com isso, em 2017, no fim do contrato entre a Secretaria de Estado de Minas Gerais e o Hospital São Camilo, a administração por meio do Prefeito Dr. Marcos Vinicius, assumiu a gestão do atual HJMM.

Entre os grandes avanços que o hospital trouxe para a região nestes dois anos, destaca-se o fim dos vazios assistenciais. Atualmente, o HJMM realiza em média 100 atendimentos por dia, e possui uma estrutura de qualidade contendo 60 leitos, sendo 10 voltados para UTI adulto.

São realizadas aproximadamente 80 cirurgias no mês, dentre elas cirurgias geral, colecistectomia (retirada da vesícula biliar), cirurgia de hérnia, entre outros procedimentos. Além disso, aproximadamente mais 700 pacientes já participaram das cirurgias de cataratas, zerando as filas de espera.

Outro ponto a se destacar é a realização da cirurgia ortopédica, pois antes era preciso transferir os pacientes para outros municípios, uma vez que o ambiente não dispunha   de uma estrutura adequada. Hoje, praticamente 99,9% de todas as cirurgias ortopédicas são realizadas pelo HJMM, exceto cirurgias de alta complexidade, considerando o perfil de médica complexidade do hospital.

De acordo com a Diretora Executiva do HJMM, Kátia Barbalho, a construção da maternidade é um projeto desejado por todos, que tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde da gestante e do recém-nascido dentro do próprio município. “O projeto já se encontra em posse do município, restando apenas a negociação com a Secretaria de Estado em relação aos investimentos necessários para a estruturação e o financiamento. A maternidade é um sonho para todos, pois nossas crianças vão voltar a nascer aqui; estamos trabalhando muito para  que esse sonho se torne realidade ”, disse.

Hoje, o hospital conta com cerca de 270 funcionários empenhados em prestar assistência hospitalar humanizada e de qualidade na saúde pública do município.

PEDIATRIA

Na terça-feira, 09, será assinado o termo de doação para iniciar a reforma da pediatria, doada pela empresa RCS EIRELLI. A obra tem como objetivo humanizar o ambiente e deixá-lo mais agradável para as crianças. “Nós vamos colocar desenhos de florestas e bichos, pintar de cores mais alegres para trazer mais conforto para nossos pequenos”, ressalta a Diretora.

JARDIM TERAPÊUTICO

O Jardim Terapêutico, localizado nas dependências do HJMM, será entregue à população na quarta-feira, 10, às 14h. A ideia é promover um espaço harmônico para pacientes e acompanhantes, além de propiciar o estreitamento de laços terapêuticos do homem com a natureza.

PROGRAMAÇÃO

07/07 – Luau de ação de graças com o apoio da RCC às 18h30, na capela do HJMM;

09/07 – Início das obras da pediatria;

10/07 – Entrega do Jardim Terapêutico às 14h;

12/07 – Culto de agradecimento no Jardim Terapêutico;

A tenda cidadã estará nas proximidades do HJMM do dia 08/07 ao dia 12/07 de 9h às 15h para dar informações e divulgar as ações do hospital.