Emoção marca o sorteio das 288 moradias populares pela Prefeitura de Fabriciano


Maria da Glória Oliveira, 60 anos, não conteve as lágrimas ao ver o sonho da casa própria realizado. Ela, que hoje “mora de favor” com a neta de 9 anos, foi umas das contempladas com uma das unidades habitacionais do Fabri, Meu Lar, que serão entregues pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio do Minha Casa, Minha Vida. “Agora, eu posso garantir um lar descente, para minha neta, um lugar para chamar de nosso”, disse a aposentada emocionada.

Ela estava entre as centenas de famílias que lotaram a Praça da Estação, no Centro, para acompanhar o sorteio público dos 288 apartamentos em construção no Residencial Contente I. O sorteio aconteceu nesta sexta-feira, 12, seguindo rigorosamente os critérios definidos pelo Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida/FAR e Caixa Econômica Federal.

Em Fabriciano, 3.045 famílias se cadastraram no programa habitacional Fabri, Meu Lar no período de 21 de novembro de 2018 e 10 de janeiro 2019, junto a Secretaria Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente. Destas, 2.465 estavam aptas e participaram do sorteio, por preencherem os critérios do programa: dentre eles, ter renda familiar de até R$ 1,8 mil mensais e outros critérios de vulnerabilidade social comprovados. As famílias que estavam no aluguel social também foram contempladas.

Bastante emocionado, o prefeito Dr. Marcos Vinicius(FOTOS) cumprimentou cada um dos sorteados. E lembrou que outras 500 unidades habitacionais estão em construção e serão sorteadas em breve. “O cadastro continua mantido na Prefeitura e as pessoas poderão concorrer aos outros apartamentos em construção no Residencial Buritis. Continuamos firmes para trazer mais recursos para a construção de mais de 212 unidades, contemplando 1.000 moradias. O nosso governo quer, e vai continuar se esforçando, para garantir moradia digna para a nossa população”, afirma.

PRÓXIMOS PASSOS

 A partir de segunda-feira, 15, as famílias contempladas no sorteio público contatadas por telefone e/ou carta pela Coordenadoria de Habitação setor de Habitação. A lista de sorteados também será divulgada no Diário Oficial do Município.

“O sorteio é um importante passo para garantir a entrega das moradias. Agora, os contemplados deverão apresentar a documentação junto a Prefeitura, comprovando os dados informados na inscrição. Em seguida a documentação segue para a Caixa Econômica para análise e, posterior, assinatura do contrato de mutuário”, explica o secretário de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, Douglas Prado.

MORAR COM DIGNIDADE

As unidades habitacionais em construção pela Prefeitura de Fabriciano têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Hoje, estão em andamento as obras de dois conjuntos habitacionais, com prédios de quatro e cinco andares, infraestrutura completa, com redes de água, esgoto, estacionamento, vias pavimentadas e área social com quadra poliesportiva.

Além das moradias, a Prefeitura de Fabriciano vai realizar um Técnico Social com os futuros moradores dos novos conjuntos habitacionais. Na primeira fase, o objeto de instruí-los sobre a convivência em condomínio, organização e divisão de tarefas para bom uso das áreas comuns (área de lazer); na segunda fase, está prevista oferta de cursos de atualização e qualificação profissional para as famílias beneficiadas.

SERVIÇO

Dúvidas ou mais informações sobre o Programa “Fabri, Meu Lar”:

Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente

Coordenadoria de Habitação – 1º andar da Prefeitura. Telefone: (31) 3846-7083.