Educação Financeira é tema de oficina ministrada no Cras


BOM JESUS DO GALHO – O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) recebeu na tarde de quinta-feira, 24,em uma oficina sobre Educação Financeira, que teve como público-alvo os profissionais que atuam nos nos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social.

A capacitação, ministrada pelo educador financeiro,  Leandro Verçoza, de Porto Alegre (RS), foi realizada pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), em parceria com a Fundação Renova, Secretaria Municipal de Assistência Social e apoio da Prefeitura de Bom Jesus.

Temas relacionados à psicologia comportamental, com foco em conceitos emocionais e nos impactos das decisões como geradores de mudanças nos hábitos financeiros, nortearam a aula.

A iniciativa teve como propósito orientar os alunos sobre a importância do planejamento das finanças pessoais. “Nosso objetivo é ensinar a esse grupo noções básicas de economia e educação financeira, conscientizá-lo sobre a necessidade de se evitar tomadas de decisões de consumo por impulso, o que acaba levando as pessoas ao endividamento, à vulnerabilidade socioeconômica”.

O educador enfatizou que todo o conhecimento transmitido durante a aula precisa ser compartilhado com os usuários dos programas da Assistência Social, “um público em situação de vulnerabilidade, que necessita buscar sua autonomia financeira, um caminho que viabiliza a inclusão social, o fortalecimento da cidadania”.

COMPARAÇÃO

Leandro Verçoza ilustrou essa sua fala destacando que há casos e casos de pessoas que detinham grandes fortunas e, de repente, perderam suas posses por falta de cuidado ao lidar com seu patrimônio. “Sabemos também de casos que são o inverso, pessoas de baixo poder aquisitivo que avançar em suas economias, conquistar sua casa própria, seu veículo”, sublinhou.

O secretário de Assistência Social, Jéfferson Melo, avaliou como muito positivo o curso. “Aprender a lidar com as finanças vai impactar positivamente em nossa vida, na vida da nossa comunidade. Com esse curso, aprendemos o quanto a saúde financeira vai refletir em nossa qualidade de vida”.

Joana Reis, coordenadora do programa Criança Feliz, observou que o curso veio motivar a adoção de uma nova mentalidade comportamental dos alunos, “o que vai ser replicado lá fora para as famílias beneficiárias dos nossos programas”, disse.

Joana observou ainda que o assunto foi exposto de forma “muito didática. Com uma linguagem simples, o Leandro nos proporcionou grandes ensinamentos, além do material impresso que recebemos, com informações essenciais e que não podem escapar da nossa memória”, finalizou a coordenadora.