Hospital Dr. José Maria Morais faz simulado de combate a incêndios


O Hospital Dr. José Maria Morais, de Coronel Fabriciano realiza nesta quinta-feira, 28, o 1º Simulado de Combate a IncêndiosFOTOS). O objetivo é treinar seus funcionários e brigadistas para atuar em casos de sinistros e dar mais tranquilidade aos pacientes internados na unidade.

Desde a criação da Brigada de Incêndios, no início do mês, é a primeira ação efetiva de treinamento envolvendo os brigadistas e funcionários. Os integrantes da brigada já passaram pela qualificação inicial, que constou de palestras e práticas de primeiros socorros e técnicas de salvamento. “Agora vamos vivenciar ações muito próximas da realidade dentro do ambiente do hospital e acreditamos que isso causará grande impacto tanto nos pacientes quanto no público que estará no hospital”, afirma Marco Antônio Nunes, Técnico em Segurança do trabalho.

O simulado será realizado no PA – Pronto Atendimento com a participação dos bombeiros, que vão coordenar toda a ação. Em teoria, bombeiros e brigadistas combaterão um incêndio dentro da unidade hospitalar que teria resultado em vítimas feridas ou com sufocamento por fumaça. Serão empenhados equipamentos e aparelhos de simulação.

A diretora executiva do Hospital José Maria Morais, Kátia Barbalho, esclarece que a criação da Brigada de Incêndio tem a intenção de adequar a unidade aos parâmetros da lei e preparar os funcionários para uma eventualidade. “Não queremos nem desejamos que imprevistos aconteçam. Mas se acontecer, queremos estar preparados. Já vimos em outros casos que o despreparo de uma instituição e de seus funcionários pode ser crucial no aumento do número de vítimas de um incêndio, por isso, estamos certos de que fazemos a coisa certa”, disse.

O simulado não irá impactar na rotina do atendimento. Nenhum serviço será suspenso e os pacientes serão recebidos normalmente durante o simulado. Quem estiver no local, poderá inclusive acompanhar todas as ações para ter conhecimento de como se dá o trabalho de combate a incêndio dentro de uma unidade hospitalar.

Serviço:

1º Simulado de Combate a Incêndios do Hospital José Maria Morais

Data: 28 de novembro, quinta-feira, 10h

Local: PA – Pronto Atendimento do HJMM