Manter o crescimento sustentável, com foco na inovação e pioneirismo, é o principal objetivo da maior rede mineira de drogarias
A Araujo chega aos 117 anos mais moderna e inovadora do que nunca. Consolidada como a maior rede de drogarias de Minas Gerais, com mais de 300 lojas em 50 municípios mineiros e 5 milhões de clientes atendidos por mês, a empresa celebra mais um ano de história com planos de expansão tanto de lojas como de serviços, o que significa criação de empregos, aumento do faturamento e melhoria do atendimento aos clientes.
Para tornar o momento ainda mais especial, a empresa inaugurou, na primeira semana de março, sua primeira loja no Vale do Aço, em Coronel Fabriciano (rua Maria Matos, 81, Centro). “Sempre desejamos estar nesta região, que é estratégica para Minas e para os mineiros. Estamos focados especialmente em Timóteo, Fabriciano e Ipatinga e a previsão é de abertura de 12 lojas nessas cidades no médio prazo. No longo prazo envolveremos também Governador Valadares’, explica o gerente de expansão e novos negócios da Araujo, Alexandre Costa(FOTO).durante inauguração da loja, pela manhã de quinta-feira,23.
Em 2022, o faturamento da empresa ultrapassou os R$ 3 bilhões, montante 20% maior que o registrado em 2021. Carlos Alexandre Lopes Ferreira, superintendente de vendas, revela que a projeção para 2023 é de aumento de mais 20% no faturamento. Entre os fatores que sustentam este crescimento, Carlos cita o crescimento de vendas de lojas maduras através do aumento da eficiência operacional, o processo de expansão, as reformas e revitalizações de pontos de venda, e o crescimento das vendas por meio dos canais digitais. “Estamos mais fortes em Minas e também ampliamos a nossa presença no digital. Desde o ano passado, os clientes podem realizar suas compras também por whatsapp”, destaca. A rede se tornou a primeira no setor a adotar o canal.
Ao longo deste ano, 50 lojas deverão ser inauguradas e a rede chegará a 11 novos municípios mineiros, com a abertura de 925 postos de trabalho. A geração de empregos, aliás, chama a atenção: são aproximadamente 10 mil funcionários.
Cultura da inovação
Ao mesmo tempo em que investe em novos espaços físicos, a empresa avança em outras frentes, como a inovação tecnológica – cultura que está no seu DNA. Uma das novidades para 2023 é um projeto em parceria com a Salesforce, companhia norte-americana que cria e oferece suporte a software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, para aprimorar e personalizar a jornada do consumidor Araujo, presencialmente ou a distância.
A rede também firmou parceria com a brasileira Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação digital, que está dando suporte na revisão e reestruturação de estratégias por meio de uma consultoria completa, focada em todos os setores e operações da Araujo. O ponto de partida é a área digital, que vem dando saltos de crescimento.
As vendas por canais digitais (site, aplicativo, drogatel, marketplaces e whatsapp) representam hoje 10% do faturamento da rede. No ano passado, chegaram a R$ 300 milhões, um crescimento de 34% comparado a 2021.
Saúde em Dia
Ampliar o portfólio de atendimento e implantar novas soluções para seus clientes também estão no foco da Araujo. A rede vem trabalhando para se consolidar como um hub de saúde, onde é possível encontrar tanto serviços de prevenção a doenças como de assistência primária.
Assim, além de vacinas, exames e testes, a empresa oferece atendimentos farmacêuticos, por meio dos quais o cliente recebe orientações personalizadas, faz exames e, se necessário, é encaminhado para atendimento médico. Esses check-ups têm como objetivo auxiliar o paciente no controle de peso, acompanhamento da pressão arterial, diabetes, colesterol, níveis de glicose no sangue, doenças respiratórias, etc.
“Nosso objetivo é tornar a jornada do cliente cada vez mais fluida, mantendo o padrão de excelência na experiência de compra e usando as tecnologias a favor da empresa, para potencializar sua eficiência. Em outras palavras, queremos encantar nossos clientes, satisfazendo suas necessidades da melhor forma possível”, finaliza Carlos Alexandre.
![]() Fachada da loja em Coronel Fabriciano (rua Maria Matos, 81, Centro) |