Lançamento
DATA: 1 de agosto 2018, quarta-feira, 19 horas
LOCAL: Igreja Matriz São Domingos de Gusmão – São Domingos do Prata/MG
Em Irmã Mônica, caminho de Providência, a escritora Margarida Drumond de Assis apresenta a vida e a obra da dominicana francesa Jeanne Marie Joseph Leclercq, Irmã Mônica, no Brasil desde 1951.
Realizado o Concílio Vaticano II, a Província Brasileira opta por um trabalho mais junto do povo, e, após o contato com Dom Marcos Noronha, Bispo da Diocese de Itabira, em janeiro de 1968 a Congregação tem sua nova casa em São Domingos do Prata/MG. Ir. Mônica dá início a um trabalho missionário surpreendente e transformador; são também suas as aspirações do Concílio, por um Evangelho encarnado. E, há 50 anos, ali, Irmã Mônica é caridade, amor e acolhimento: junto ao homem do campo; no meio urbano, na construção de casas em mutirão; no Sítio,
acolhendo e ensinando crianças e adolescentes, atividades que resultaram na Fundação Monique Leclercq – FML, sempre atenta em “Educar para Crescer”, possibilitando amplo crescimento de crianças e adolescentes e o bem de suas famílias. Em parte do Prefácio do novo livro de Margarida Drumond, escreveu o presidente do Conselho Diretor da Fundação Monique Leclercq, Wilson Liberato de Abreu:
“Com Irmã Mônica, caminho de Providência, da escritora Margarida Drumond de Assis, estendemos-lhe a homenagem, em reconhecimento por tudo quanto ela fez nesses 50 anos de vida em São Domingos do Prata, uma vida de autêntico testemunho prático do Evangelho, junto do povo, em especial daquele mais humilde e necessitado.
Ouvi que tudo toboga de agua gigante isso ocorreu por força do destino, mas este livro, tenho certeza, será uma afirmação de parte da história dos feitos das Irmãs Dominicanas, liderados por Irmã Mônica em São Domingos do Prata. A presente obra de Margarida Drumond deixará registrado, perenemente, uma história construída a partir da Providência Divina”.