Usiminas orienta comunidade sobre destinação do Imposto de Renda para projetos sociais


Com atuação pautada pelo desenvolvimento sustentável, a Usiminas, direcionou R$ 79,2 milhões para projetos de esporte, cultura e sociais, em 2022 por meio de leis de incentivo fiscal. Mais de 1 milhão de pessoas foram beneficiadas em 122 projetos incentivados, realizados em 27 cidades, com destaque para Minas Gerais e São Paulo. Como parte de suas ações em responsabilidade social, a companhia vem orientando colaboradores e moradores das localidades onde mantém atuação a como destinar parte do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais.

De acordo com as regras da Receita Federal, todo contribuinte que optar pela declaração completa, pode destinar até 6% do imposto devido para projetos sociais aprovados no FIA – Fundo da Infância e Adolescência e no Fundo do Idoso. Com uma ação simples e segura, é possível contribuir diretamente com iniciativas que beneficiarão crianças, jovens e idosos.

“O processo é fácil, seguro e não custa nada para o contribuinte. Quando se tem imposto a pagar, a doação é abatida no Imposto de Renda imediatamente. E, se na declaração anual houver imposto devido com valor a ser restituído, também é possível doar e ter o valor em retorno, pelo aumento do valor da restituição. A doação contribui com a manutenção e realização das atividades das entidades sociais e também para contribuir no enfrentamento de um dos maiores problemas do país, a desigualdade social. É uma forma simples e direta de exercício de cidadania”, explica Rodrigo Fogaça, gerente de Planejamento Tributário da Usiminas.

Para mais informações, acesse https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/passo-a-passo/destinacao-de-imposto-de-renda.pdf.


Usiminas investe em energia renovável

 A transição energética é um dos temas que está na pauta de grande parte da indústria brasileira. Prova disso, é que o Brasil entrou pela 1ª vez na lista dos dez países com maior potência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica ficando na 8ª posição em 2022. A informação é da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) com base em relatório divulgado no mês de março pela Irena (Agência Internacional de Energia Renovável).

Diante deste cenário para aumentar as alternativas de energia, a Usiminas passou a buscar parcerias para a produção de energia renovável no país. A partir de 2025, em parceria com a Canadian Solar, a companhia irá ampliar, por meio de um parque de geração fotovoltaica, a autoprodução de 30 megawatts médios de energia renovável por 15 anos. Esse volume representa cerca de 12% do volume de energia consumida pela companhia.

“A companhia busca expandir o portfólio de contratação de energia renovável para o futuro. O investimento em energia solar resultará em um ganho de emissões para o sistema energético como um todo e, especificamente, em relação às emissões da Usiminas. Estamos continuamente buscando novas opções, seja para o suprimento energético, considerando fontes mais limpas e renováveis, ou para a comercialização e aproveitamento dos resíduos”, afirma o gerente de contratação de energia e vendas especiais da Usiminas, José Ronaldo Silveira Junior.


Usiminas avança na geração de empregos com a reforma do Alto-Forno 3

A Usiminas segue com o cronograma para a contratação de novos colaboradores que atuarão na reforma do Alto-Forno 3 e Aciaria. Até o momento, cerca de 4.000 pessoas foram contratadas e a previsão é que cerca de 8 mil empregos temporários sejam gerados no período mais avançado das reformas, no próximo mês de agosto, fomentando a economia junto a diversas outras empresas da região e fora do Vale do Aço.

A grande maioria desse efetivo será contratado pela Usiminas Mecânica que possui sólida experiência com obras de grande porte e reformas de altos-fornos.

Um dos projetos mais importantes da companhia para 2023, a reforma do alto-forno garantirá a sustentabilidade operacional da unidade pelos próximos 15 a 20 anos. Estão sendo direcionados para o projeto R$2,7 bilhões, o maior aporte de recursos da companhia nesta década.

 

____________________________________________________________