Atividades na Farmácia Verde marcam Dia Mundial do Diabetes


Grupo de Práticas Integrativas e Complementaresestimula usuários das Unidades Básicas de Saúde a adotarem atitudes de prevenção e controle

Em um ambiente totalmente propício à prática de atividades físicas, cercado por generosa área verde e outros recursos naturais, um grupo de usuários das Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Ipatinga(FOTO) desfrutou de uma descontraída programação, na manhã de quarta-feira,14,relacionada com o Dia Mundial do Diabetes.
O encontro foi na Farmácia Verde, no Viveiro Municipal, onde aconteceram ações de conscientização a respeito da doença.
Divididos em três grupos, cada um com aproximadamente quinze pessoas, os convidados se envolveram em aulas de Body Balance, que funciona como um alongamento e fortalecimento suave do corpo. Eles participaram também de palestras sobre medicamentos fitoterápicos, aulas de auriculoterapia (que é um segmento dentro da acupuntura) e de uma dinâmica denominada ‘constelação familiar’.
A gerente da Farmácia Verde, Ludiana Liberato, explica que este
evento, que faz alusão ao Dia Mundial do Diabetes, tem como objetivo promover um encontro entre os usuários da rede do SUS em Ipatinga e disseminar as ferramentas que já são utilizadas por alguns profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) para prevenção e controle de doenças.
“Aqui temos o grupo que faz parte da promoção da política de Práticas Integrativas e Complementares. Esses profissionais já esenvolvem essas atividades nas unidades de saúde e agora nós pretendemos trazer esta mesma dinâmica para o espaço da Farmácia Verde. O ambiente induz naturalmente a pessoa a cuidar da saúde. Temos também as plantas que são fornecidas para a comunidade e utilizadas para fazer chá, igualmente um forte aliado na promoção da saúde”, explicou a gerente.

Aprovação

Moradora do bairro Granjas Vagalume, a aposentada Marilda das Graças Barbosa participou de todas as atividades. A palestra que mais chamou sua atenção foi a que ensinou a produção de medicamentos fitoterápicos.
“Que lugar maravilhoso para realizar atividades! Achei tudo muito produtivo, pois abordaram muito as doenças no aspecto da prevenção. Amei a palestra que ensinou as propriedades das plantas e também a aprender a fazer os chás de maneira correta.outro aspecto importante foram as dicas de cuidados com a coluna. Espero voltar mais vezes”, disse ela.
Farmácia Verde
Mantida pela Prefeitura de Ipatinga, no viveiro hoje, são 130 espécies de plantas cultivadas e catalogadas no espaço, sendo 22 itens padronizados nas formas farmacêuticas de tinturas, sabão vegetal e cremes. A Farmácia Verde de Ipatinga realiza pesquisas e todo o trabalho tem acompanhamento técnico e científico.
O centro de medicina alternativa da Prefeitura de Ipatinga funciona em uma área de 10 mil metros quadrados, junto ao Viveiro Municipal, no bairro Jardim Panorama.
SERVIÇO
Farmácia Verde de Ipatinga
Viveiro Municipal de Ipatinga – Rua Argemiro de Melo, 525 – Jardim
Panorama
Telefone: (31) 3829-8526
Distribuição de plantas frescas
Na Farmácia Verde, de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h.