CENIBRA REALIZA CAMPANHA DE MEIO AMBIENTE


Restaurar o Meio Ambiente é cuidar do futuro

Durante o mês de junho, a CENIBRA realizará uma série de ações(FOTOS) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Alinhada com a Organização das Nações Unidas (ONU), que na última assembleia geral declarou que o tema da próxima década será Restauração de Ecossistemas, a CENIBRA trabalha este ano o tema: Restaurar o Meio Ambiente é cuidar do futuro.

As práticas da Empresa são executadas com todos os cuidados ambientais para garantir a perenidade dos recursos vitais para as gerações futuras. Com esse olhar no horizonte, a CENIBRA realiza ações para recuperar, proteger e ampliar a biodiversidade em mais de 105 mil hectares de áreas protegidas, onde vivem milhares de espécies da fauna silvestre, sustentada por uma rica flora nativa. Para cada 5 hectares cultivados com eucalipto, a Empresa protege 4 hectares com vegetação nativa. Estas áreas protegidas abrigam mais de 4.500 nascentes que fornecem água para as populações vizinhas e para toda a bacia do rio Doce.

A CENIBRA, reconhecendo seu papel no equilíbrio ambiental, na última década executou ações de restauração ambiental em, aproximadamente, 14.500 mil hectares de áreas de Reserva Legal, Áreas de Preservação Permanente e demais áreas de conservação da vegetação nativa. As ações contemplaram a indução da regeneração natural, o plantio de enriquecimento e plantio em área total, totalizando o plantio de 432 mil mudas de 40 espécies nativas, ao investimento aproximado de R$ 8 milhões.

Nesta semana, já foram realizadas as seguintes ações: Encontro do Projeto Escola de Vida com professores de Catas Altas e Alvinópolis; Palestra sobre Educação Ambiental no Século XXI para empregados da Prefeitura de Catas Altas; Visita Rota do Mutum II, na RPPN Fazenda Macedônia, em Ipaba; Palestra na escola de Boachá e visita à Fazenda Macedônia. Palestra sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, em Ipaba, para estudantes da Escola Estadual Emília Cabral do Vale Verde.

Amanhã, 5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizada uma blitz educativa em Ipaba, com distribuição de mudas de espécies nativas e orientações sobre preservação ambiental. Os funcionários da Prefeitura Municipal de Ipaba assistirão a uma palestra temática e visitarão a RPPN Fazenda Macedônia, para conhecer o Projeto Mutum (Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção).

No sábado 8/6, acontecerá a Caravana das Águas, em ação conjunta com a Rede Ambiental Verde Vida, ARPAVA, e Polícia Militar, saindo às 7 horas da ETE Copasa, saída de Ipatinga. O grupo irá para a Ponte Perdida para solenidade de ações diversas.

A CENIBRA participará ainda, no período de 6 a 8/6 da Expo Inox, em Timóteo. Na ocasião, haverá a palestra do geógrafo, especialista em Educação Ambiental e Técnico de Relações Institucionais, Júlio Madeira com o tema: Educação Ambiental no Século XXI. A palestra acontecerá amanhã, 5/6 às 18 horas na Fundação Aperam. Durante a Expo Inox, estará presente o CENIBRA Móvel, com exibição de vídeos educacionais.

Na fábrica, haverá o tradicional concurso interno de fotografias.

No dia 15/6, de 10 às 16 horas às margens da Lagoa do Teobaldo, em Antônio Dias, será realizado o 20º Encontro das Águas, com apresentação de trabalhos de educação ambiental e uma programação especial.