Contém Cultura recebe atrações do Salão do Livro


  BUGRE –  Nos dias 12, 13 e 15 de junho, o Contém Cultura vai receber sessões especiais do Cinema Literário Sesc(FOTOS) que integram a programação do  12º Salão do Livro Vale do Aço, principal evento de literatura do Leste Mineiro.

Nesse período, serão exibidos filmes que dialogam com o tema “Sublimação por meio da arte”, uma ideia expressa de forma clara em alguns títulos das obras que serão projetadas e, em outras, de forma mais sutil. Os filmes relacionam a sublimação com acontecimentos da vida, como perda, amadurecimento, as transformações que, de certa forma, tangenciam o tema do Salão.

Segundo a proponente do Contém Cultura, Luciana Profiro, receber atrações do Salão do Livro na sala multicultural é algo muito positivo, “uma forma de aproximar o público do Contém do Salão do Livro e vice-versa. Estaremos promovendo conexões entre eventos que têm propósitos afins, como o de contribuir para o desenvolvimento cultural e educativo do nosso público por meio de uma programação rica, atraente e democrática, aberta a todos os interessados em assimilar conhecimentos”.

PROGRAMAÇÃO

Nos dias 12 e 13, na primeira sessão, que começa às 9h, acontece a Sessão 1, com o Programa Múmia (27 min) e o Programa Nueva Mirada 9 (60 min).

Programa Múmia trará quatro curtas-metragens nacionais, A Doida, de Svetlana Filippova; Metamorfose,  obra dirigida por Jane Carmen de Oliveira; O Projeto do Meu Pai, dirigido por Rosária Moreira, e Caminho dos Gigantes, de Alois Di Leo.

A segunda etapa da sessão traz o Programa Nueva Mirada 9, composto pelos curtas-metragens. Ormie, um filme que vem do Canadá e leva a assinatura de Rob Silvestri; Rodas, Curativos e Pirulitos, da espanhola Maria Medel;Kostya, um filme de Anton Dyakov, da Rússia; o argentino Lumi, de Martin Piana; A Aula de Natação, da belga Danny de Vent; Corrida, um filme da Letônia, assinado por Jãnis Cimermanis; o espanhol Grand Prix, de Marc Riba e Anna Solanas, e O Príncipe Rato, curta alemão de Albert Radl.

SESSÃO 2

A segunda sessão dos dias 12 e 13, que terá início às 14h, trará novamente o Programa Múmia (27min) – A Doida,Metamorfose,  O Projeto do Meu Pai e Caminho dos Gigantes, e, em seguida, o Programa Nueva Mirada 10 (63 min), com os curtas O Irmão Mais Velho, de Jesús Ernesto Pérez del Barco, Elisabeth Hüttermann, Suíça/Alemanha; Meu Monstro e Eu, da suíça Claudia Röthlin; Relógio de Areia, do francês Pierre Schwarz; O Som do Sino, do suíço Dustin Rees; Sou Redondo, que leva a assinatura do sueco Adamson; Sinfonia Monstruosa, da alemã Kiana Naghshineh; outro filme belga, O Caçador de Frango, de Pascale Hecquet; Rising Hope, de Milen Vitanov, que vem da Alemanha; Lágrimas de Um Palhaço, direção do português Cláudio Sá; além do filme da suíça, Adriana Flückiger, Sinais, e Tarde ou Cedo, do suíço Jadwiga Kowalska.

No dia 15, será promovida a Sessão 3, às 9h, com o Programa Minha Vida de Abobrinha (76 min), que traz da Suíça o filme Minha Vida de Abobrinhade Claude Barras. A obra fala de um garoto que descobre o significado da amizade após ser deixado em um orfanato. O filme será reprisado às 14.

MAIS FILMES

Além da programação do Salão do Livro, nos demais dias do mês, o Contém Cultura segue com a programação normal.

O filme Loucas para casar será exibido no dia 7, às 18h30; Que horas ela volta, no dia 8, às 15h; a comédia Meus dois amores, no dia 12, às 18h30; Loucos por ela, às 18h30 do dia 14; Filhos de Francisco vai pra sala multicultural no dia 15, às 15h; o drama Marias será projetado no dia 19, às 18h30. No dia 21, às 18h30, será o dia de Mais forte que o mundoTô Ryca está na programação do dia 22, às 15h; Sem noção live em Floripa vai ser estampado na telona do Contém no dia 26, às 18h30; o cômico Crô será exibido no dia 28, às 18h30; e Muita calma nessa hora 2, atração do dia 29, às 15h. A programação de junho começou no último sábado, com a exibição do filme fantasia É fada. Hoje (4) será exibido Alemão, filme sobre operação de combate ao tráfico de drogas no Complexo do Alemão.

O Contém Cultura é patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Nos dias 12 e 13, o público é livre, a partir de 12 anos. No dia 14, livre para todas as idades.

Em todos os dias, a capacidade é de 100 lugares.

O Contém Cultura fica na praça Padre Francisco Weber, Centro – Bugre/MG