COMIDA DI BUTECO NA FASE NACIONAL


FOTO – PASSADA A MAIS SABOROSA DAS DISPUTAS, O BAR GALPÃO (BETHÂNIA) FOI ELEITO O MELHOR BUTECO DO VALE DO AÇO E O SEU TIRA-GOSTO FOI HEXA CAMPEÃO
O SEGUNDO LUGAR FICOU COM O TENDA ÁRABE (CARIRU) E O ALBATROZ BOTEQUICES (CIDADE NOBRE) EM TERCEIRO.
Na fase nacional o concurso vai eleger o melhor buteco do Brasil
Único hexacampeão regional do concurso, o Bar Galpão terá que provar junto aos outros campeões se o recorde de títulos é vantagem na disputa nacional
Para alegria dos fãs da culinária de raiz, o concurso Comida di Buteco 2019 segue rolando e fazendo história, agora em etapa nacional, para eleger o melhor buteco do Brasil. Agora entram na disputa apenas os vencedores das 20 cidades pelo Brasil, e a mecânica da etapa segue semelhante, baseada na visita de 3 jurados, um local e dois de diferentes estados e que também não participaram das regionais. Eles continuam avaliando os mesmos critérios: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Tudo começou com um sonho de ter um bar com bons petiscos e que fosse reconhecido em todo Vale do Aço. Essa realidade chegou a partir do momento que o Bar Galpão começou a fazer parte do concurso Comida di Buteco. Zé Wilson teve a sua vida e a vida de sua família transformada e tornou seu bar reconhecido e comentado em várias partes do país, pois é o único HEXA CAMPEÃO do concurso. Em 2019 concorreu e venceu com o petisco “Isperimenta sô, ta bãopadaná”, um bolinho de mexidão com carne de lata, pastel de angu com recheio de carne com jiló, pele de bacon torrada e creme de milho verde.
O título nacional só existe há quatro anos, desde a inclusão dessa fase do concurso em 2016. Em 2018, o campeão nacional foi o Buteco Vô Joaquim, de Campinas, que apresentou o petisco “Mineirice Uai”, feito com carne de lata com tutu, couve à mineira e manteiga de garrafa.
As visitas dos jurados do concurso nacional acontecem de 07/6 a 23/6, a premiação vai acontecer no dia 15 de julho, no Museu Casa Brasileira na cidade de São Paulo, revelando O MELHOR BUTECO DO BRASIL.
Bar Galpão – Vale do Aço
Isperimenta sô, ta bãopadaná
Av. José Fabricio Gomes (esquina com rua Argel) – Bethânia / Ipatinga – (31) 3827-3711 (31) 3824-2947
SOBRE O COMIDA DI BUTECO
Transformação de vidas através da cozinha de raiz – O buteco extensão de sua casa
O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso, mas um MOVIMENTO que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil. Em 2019 o concurso engajou quase 8 milhões de pessoas visitando os butecos participantes, provocando um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor:
800 mil votos
7 mil empregos gerados
Movimentou R$ 260 milhões, incluindo: faturamento e compra de insumos dos butecos participantes e mídia espontânea registrada.
30 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais
Resultados acumulados dos 20 anos do concurso:
21 cidades de norte a sul do país
5.763 mil butecos
5.668.000 milhões de votos
4.084.000 milhões de petiscos vendidos
48.796 mil empregos gerados
88 milhões de pessoas impactadas
680.892 milhões em mídia espontânea